segunda-feira, 23 de julho de 2012

Empresas usam redes sociais como ferramenta corporativa.


A utilização de Orkut, Facebook, Twitter, blogs e de outras ferramentas que também fazem parte da Web 2.0 (termo utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web) já é rotina em muitas empresas no mundo todo. Entre outros motivos para a tendência à virtualização da comunicação estão a notoriedade e a aproximação com os públicos. Vantagens estas que fazem com que grandes e pequenas empresas contratem ou terceirizem pessoas exclusivamente para a manutenção de perfis e atualização de blogs.
Além de serem ótimos meios de divulgação, estes recursos – principalmente Orkut e Facebook  – são considerados por muitos departamentos de Recursos Humanos como aliados, já que  permitem conhecer mais sobre preferências, gostos, costumes, opiniões e comportamentos de atuais e futuros funcionários. E com a popularização da Internet, isto torna-se cada vez mais fácil.
Mais Transparência, Melhor Comunicação
Uma das últimas tendências na Web são os blogs corporativos, utilizados frequentemente para estreitar o relacionamento com os públicos interno e externo. Aqui no Brasil, um ótimo exemplo é o blog da Petrobrás chamado Fatos e Dados, moderado pelo próprio departamento de comunicação, que obteve grande destaque após a CPI da Petrobrás. Nesta época, eram postadas notícias sobre o processo de inquérito a todo momento, garantindo mais transparência e eficácia na veiculação das informações. Excelente ação de marketing e relações públicas!
Os blogs corporativos também são excelentes veículos para a divulgação das estratégias da empresa, seja através de notícias, posts ou campanhas, pois ajudam a nivelar o conhecimento transmitido ao quadro funcional, evitando os famosos ruídos na comunicação ou a “rádio corredor”. A utilização deste recurso, aliada a boas estratégias de comunicação interna, ainda facilita o debate e a discussão, podendo, inclusive, eliminar a necessidade de reuniões presenciais e servir como local para o registro de atas, uma vez que pode ter seu acesso limitado ao público interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário