segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como e usado o twitter nas empresas.


A primeira versão do microblogging instigava a participação de seus usuários com a pergunta “O que você está fazendo?”. Atualmente, a ferramenta apresenta a questão “O que está acontecendo?”. Os tweets podem ser respostas a essa indagação. Pesquisadores mostram, no entanto, que a ferramenta está sendo usada para discutir situações pessoais ou pensamentos, compartilhar informações, divulgar notícias e conversar (HONEYCUTT; HERRING, 2009).
De acordo com o relatório da Burson-Marsteller, promoções, ofertas e  concursos são as melhores atrações para a conquista de seguidores. As empresas também utilizam o Twitter para vender, divulgar produtos e informações institucionais e se relacionar com seus clientes.
Twitter Corporativo está se tornando parte do plano de comunicação de empresas de diferentes portes e segmentos. Alguns casos de uso do serviço de micromensagens são considerados benchmark pela capacidade de geração de negócios e fortalecimento de marca.
Um exemplo é a Tecnisa. A construtora e incorporadora, que se tornou referência na utilização de blogs corporativos, anunciou um apartamento de R$ 500 mil no perfil da empresa (@tecnisa). Quem comprasse o imóvel ganhava um cupom de R$ 2 mil da Lojas Americanas. Um seguidor da marca se interessou pela oferta, e o processo de venda, iniciado no Twitter, foi finalizado por corretores em poucos dias.
“Daqui a 30 minutos: pão de castanha do pará com mel. É um dos melhores da casa!” Quem segue o Farinha Pura (@FarinhaPura), padaria e supermercado do Rio de Janeiro, recebe mensagens como essa sobre os produtos. A loja faz ainda promoções que oferecem ingressos para shows e desconto na s compras.
O que se poderia esperar de um perfil no Twitter de uma montadora de carros? A Ford criou o @Ford_Transit para publicar, além de assuntos relacionados a carro e à própria empresa, mensagens sobre qualidade de vida, dicas de carreira e informática. O perfil está alinhado ao slogan do Ford Transit: “quem trabalha feliz, trabalha melhor ”.
Mais de 60 mil pessoas seguem o perfil da loja virtual Submarino (@novo_submarino). Pelo Twitter, a empresa faz promoções, oferece dicas de entretenimento e divulga informações relacionadas aos produtos que comercializa. O objetivo é manter os seguidores a par de todas as novidades do site em primeira mão.
No caso da Porto Seguro, o perfil da seguradora (@portoseguro) auxilia no
atendimento aos seguidores, prestando esclarecimentos breves e direcionando os casos mais complexos para o email da empresa. A Porto Seguro ainda fornece dicas de trânsito e informações sobre suas ações de marketing.
Outros exemplos do uso do Twitter por empresas brasileiras são: Sacks Perfumaria (@sacksperfumaria), que realiza ações de responsabilidade social pela ferramenta; a rede Pizza Hut de Porto Alegre (@pizzahutpoa), que abre espaço para que seus seguidores sugiram novos sabores de pizza; e a Livraria Saraiva (@saraivaonline), que promove concursos no serviço de micromensagens.

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